Manifesto

Liberdade para Crescer

Despertar as Vozes dos Futuros Cidadãos

Na Minor Voices, não só acreditamos – sabemos que o amanhã é desenhado pelo imaginário das crianças.

A nossa visão é audaz: transformar cada espaço num palco de possibilidades, onde a infância e a juventude emergem não como figurantes, mas como protagonistas ativos, cujas vozes são consideradas nas decisões cruciais do desenho urbano e da preservação ambiental. A nossa missão é clara: alavancar a sustentabilidade, não como uma mera ideia, mas como uma experiência diária, reconectando as futuras gerações com a natureza e reformulando a governança para que os olhares curiosos e as ideias frescas dos mais pequenos sejam pilares das nossas estratégias coletivas.

A Nossa Abordagem

Abraçamos a premissa de que não existem melhores especialistas dos seus próprios mundos do que as próprias crianças e jovens.

É o nosso dever, enquanto adultos e líderes do presente, valorizar e considerar as suas perspetivas. Seja através de passeios na natureza, caminhadas em espaços verdes urbanos, realização de eventos de auscultação e co-design, ou na publicação de livros,  o nosso empenho está no envolvimento dos mais novos na cidadania ativa. Unimos diversos agentes e conhecimentos: estudantes, arquitetos, engenheiros, designers, professores…

Através do nosso trabalho, procuramos criar modelos integrados entre diferentes especialistas e partes interessadas, de forma a estimular o nosso potencial transformador, e com isto garantir que perspetivas das crianças e jovens, através da sua imaginação e envolvimento físico, cultivará um sentido de participação e de propriedade coletiva, que os ajudará, no futuro, a serem cidadãos mais participativos e intervenientes.  

Desenvolvimento com Base na Natureza

Não nos limitamos aos espaços urbanos; pulsamos ao ritmo do mundo natural.

Promovemos a aprendizagem ao ar livre, quer através de atividades de exploração da natureza, como o nosso clube de caminhadas e passeios ao ar livre, mas também workshops, encontros literários, entre outros.

A cada passo, realçamos a vitalidade da biodiversidade e a importância de preservar os ecossistemas para as futuras gerações. A nossa porta está sempre aberta a ideias que floresçam com a comunidade e para a comunidade.

Resiliência e Equidade

Prevemos e prevenimos riscos, tecendo a resiliência no tecido das nossas iniciativas. Lutamos por uma sociedade onde a justiça, a felicidade e a inclusão são um objetivo basilar, combatendo as raízes da desigualdade e promovendo o acesso equitativo a recursos fundamentais, como a alimentação, habitação, educação, saúde e oportunidades económicas.  
Promovemos a participação ativa de todos os setores da sociedade na formulação e implementação de políticas, garantindo que existirá sempre espaço para outras vozes, principalmente as mais vulneráveis, para além das crianças e jovens.

Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular

A nossa intervenção parte de uma abordagem holística com o desenvolvimento sustentável como alvo. Mais do que a mitigação das mudanças climáticas, isto inclui, por exemplo, a promoção de energias renováveis e o incentivo à economia verde, que não só protegem o ambiente, mas também geram novas oportunidades económicas e contribuem para a saúde e bem-estar coletivo.     
A mobilidade sustentável é, para nós, também uma prioridade; com especial destaque para a melhoria das infraestruturas cicláveis, do transporte público e dos sistemas de mobilidade partilhada.

Um Convite à Ação

“Liberdade para Crescer” é mais do que um manifesto; é uma chamada para a ação.  

Convidamos as crianças, jovens, famílias, profissionais e políticos – para se unirem na edificação de um amanhã mais sustentável e em harmonia com o mundo natural.

Juntos, vamos fomentar o potencial das próximas gerações, contribuindo para um futuro melhor.